Os 3 Grandes Vilões do Seu Emagrecimento e Como Vencê-los

Os 3 Grandes Vilões do Seu Emagrecimento e Como Vencê-los
3.5 (70%) 10 votes

Alguma vez você já teve vontade de desistir?

Já chegou a pensar que não ia conseguir vencer o desejo de comer “bobeiras”?

Comeu demais e depois se culpou?

culpa

 

         Fique tranquila! Você não é a primeira, e provavelmente não será a última a passar por isso. É muito comum uma pessoa ter esse tipo de sentimento quando está tentando emagrecer, porque é uma mudança na rotina que estamos acostumadas.

         Comigo já aconteceu muito. Várias vezes, durante minhas tentativas de fazer dietas mais restritivas, senti vontade de desistir de tudo e me acomodar com o meu peso, mesmo estando insatisfeita com ele.

 O que as pessoas não sabem é que estes problemas são causados por 3 Grandes vilões.
Depois de muito estudo, consegui identificar quais são eles e como enfrenta-los, e finalmente emagrecer, e vou compartilho agora com você quem são e como vence-los

 Vilão nº 1: Pensamentos Sabotadores

PensamentoSabotador

                 A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Você tem uma razão para querer emagrecer. Seja por estética, saúde, bem estar, ou tudo isso junto. Você tomou uma decisão e está focada nela.

                Isso acontece muito no início, logo na primeira semana em que começamos a mudar nossos hábitos, e depois a tendência é ficarmos “relaxadas”. E é nesse estágio que aparecem os pensamentos sabotadores.

                Os pensamentos sabotadores, são capazes de te fazer perder o seu foco e prejudicar todo o seu trabalho.

                Eles são como uma voz falando no seu ouvido que “…só um pedacinho não vai fazer diferença…” , ou “…ninguém está olhando mesmo …”. São como uma diabinho no seu ombro te convencendo que aquilo não vai fazer diferença. 

                Resumindo, são pensamentos que te deixa na zona de conforto e não te ajuda a tomar as atitudes necessárias para atingir o seu objetivo.

pensamento_sabotador

                Quando isso acontecer, você precisará colocar um pensamento substituto no lugar dele, de preferência um  pensamento alinhado ao seu objetivo, e que te induza a uma ação positiva.

                Exemplo: O seu nutricionista te aconselhou anotar tudo o que você comer durante uma semana, para fazer um acompanhamento da sua alimentação. 

                   Seu pensamento sabotador: “Vai dar muito trabalho fazer isso, e eu consigo lembrar de tudo o que comi. Não preciso anotar nada”.

                Pensamento substituto: “Apesar de ser uma tarefa a mais no meu dia, nunca usei essa técnica e quero experimentar. Um profissional não me indicaria isso á toa”.

                No começo você vai estranhar um pouco. Mas conforme você praticar esse exercício, conseguirá identificar os pensamentos sabotadores e substituí-los. Isso vai virar um hábito.

                E aos poucos esses pensamentos vão desaparecendo da sua cabeça.

                A prática constante desse exercício te ajudará a reprogramar a sua mente e se proteger de qualquer pensamento que possa te atrapalhar na busca pelo corpo dos seus sonhos!

Vilão nº 2: Desejo Incontrolável de Comer

 

               Essa foi uma das minhas maiores dificuldades, pois sempre gostei muito de massas e doces, e sempre que comia, exagerava. E acredito que existem muitas pessoas que passam por esse mesmo problema.

              Mas ainda bem que existem formas de controlar esses desejos. E é como sempre digo, temos muito mais resultado quando tentamos mudar nossos hábitos aos poucos, do que quando tentamos fazer uma dieta muito restritiva.

Por isso, vou lhe contar as principais mudanças que fiz em minha rotina:

  • Evitar excessos: Todos falam sobre isso. Lemos sobre controlar excessos em todos os lugares. Mas na prática ficamos em duvida de como fazer.

       A grande mudança que fiz para evitar excessos, foi estabelecer que comeria o que foi programado durante 80% do meu tempo. E nos outros 20% eu comeria sem culpa. Assim não precisaria recusar todos os convites dos amigos e família. Afinal, não é saudável se excluir de todos os eventos porque quer emagrecer.

  •  Diminuir as “Tentações”: Vai ser muito difícil tentar emagrecer se a sua gaveta está repleta de doces e outros alimentos impróprios. Faça com que as tentações não fiquem tão perto de você, escondendo-as, ou colocando em lugares menos acessíveis.
  • Saiba Reconhecer seu Sucesso : Alegre-se, parabenize-se pelas pequenas conquistas do dia a dia. Como conseguir resistir ao segundo prato de lasanha, por exemplo. Lembre-se que vencendo várias batalhas dia a dia é que se ganha uma guerra.

 vitória

          Isso também vale para a sua meta de perda de peso. Perdeu 1 Kg em uma semana? Comemore. Mesmo que o seu objetivo seja perder 20 Kg. Você alcançará a sua meta através de alguns passos. Alegre-se com todos. Isso ajuda muito a manter a sua motivação.

Vilão nº 3: Não Definir uma Meta CORRETA

           Tão importante quanto decidir emagrecer e melhorar sua autoestima, é definir os resultados exatos que você quer ter. Definir uma META CORRETA.

           Você decidiu emagrecer, não é mesmo? Mas, quantos quilos você quer eliminar? Quais serão suas medidas (cintura, quadril, busto)?

           Quando eu tomei a decisão de emagrecer, sabia apenas que queria perder alguns quilos, eliminar o que estava me incomodando. E com o passar do tempo, fui emagrecendo, mas não estava satisfeita. Não conseguia enxergar meu progresso e meus resultados. Eu não tinha uma referência. Não tinha definido onde queria chegar.

            Se você quer apenas emagrecer, você pode emagrecer 2 ou 20Kg. Nos dois casos, você terá emagrecido, não é? Mas você estará satisfeita?

            É aí que está o X da questão. Como dizia o Gato Risonho, em Alice no País das Maravilhas:

frases_alice_no_pais_das_maravilhas

               Alice: ” – Poderia dizer-me, por favor, que caminho devo tomar agora?

               Gato: ” – Depende muito de onde está querendo chegar.”

               Alice: ” – Não me importo muito para onde”. 

               Gato: ” – Então não importa muito que caminho irá tomar”.

             Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Então, nesta parte do post, quero te passar tudo o que aprendi de mais valioso sobre definição de Metas Corretas. Tudo começa quando você cria a sua meta para emagrecimento seguindo os 7 passos a seguir:

 1) Estabeleça Metas Positivas

              Aqui o grande segredo é definir o que você QUER, e não o que você não quer mais.

              O nosso cérebro foi feito para seguir exatamente aos comandos que enviamos a ele. Se você envia um comando negativo, como por exemplo,  “Não quero ter esse corpo”, ele elimina a negação e irá entender como “quero ter esse corpo”. Nesse caso, será muito mais difícil atingir o seu objetivo.

              Por outro lado, se você pensar “Eu quero ter um corpo de 55Kg”, seu cérebro entenderá como um comando positivo, e a partir disso, todas as suas ações e pensamentos, serão para atingir esse objetivo, isso que você tanto QUER.

              Portanto, pare de focar no que você não quer mais. E se dedique totalmente ao que você deseja conquistar. Envie ao seu cérebro comandos de CONQUISTAS e não de perdas.

          2) Seja um Sonhadora Consciente

              A sua meta tem que te desafiar. Você precisa se esforçar para alcança-la, e ter um sentimento de vitória quando isso acontecer. Porém, a sua meta tem que ser possível o suficiente para você acreditar e correr atrás dela!

             E o porquê disso? Se você definir uma meta impossível de se realizar, o efeito será contrário. Além de não conseguir o que tanto quer, você ficará mais desmotivada do que no início.

            Então, quando você for definir quantos quilos quer ter, ou quais serão suas futuras medidas e etc, lembre-se de equilibrar o seu desejo, com o que pode ser realizado.

            Se a sua meta for muito alta, divida-a em submetas. Por exemplo, se quer atingir o peso de 55 Kg  está pesando 65 Kg, divida em primeiro perder 3Kg, depois quando atingir, perder mais 4Kg, e assim por diante. Assim ficará mais fácil de você enxergar e medir os resultados!

         3) Tenha o Controle da Situação.

             A sua meta deve depender apenas de você!

             Muitas vezes é comum querer contar com outras coisas ou outras pessoas para fazer algo, eu mesma já fiz isso, esperar alguém da família para te acompanhar na reeducação alimentar ou nas atividades físicas. Fazendo isso, eu colocava os meus objetivos na mão de outras pessoas, ficava esperando a ação de uma outra pessoa para começar a agir.

             Não estou te dizendo para ser egoísta, ou querer fazer tudo sozinha. Mas a sua meta deve estar no seu controle

         4) Mensure sua Meta ao Longo do Tempo

             Aprender a mensurar minha meta foi uma das melhores coisas que aprendi.

            Quando você tem o objetivo de atingir uma meta, é necessário acompanha-la. Você deve mensurá-la em pequenos períodos de tempo, para que você possa realmente medir os resultados.

            Por exemplo, se você está com 65 Kg, e sua meta é atingir 60 Kg em 2 meses, você não pode deixar para medir seus resultados no ultimo dia. Mensurando seus resultados ao longo do tempo, você evita surpresas desagradáveis e consegue ajustar suas ações caso o resultado não seja o esperado!

            Dica: Você pode desenhar uma linha do tempo e ir atualizando-a com os seus resultados.

      5) Especifique Muito Bem a Sua Meta

          Você precisa visualizar exatamente onde quer chegar. A sua mente é capaz de perseguir algo que você consegue enxergar, por isso é importante dar forma ao sonho e á meta.

          O seu objetivo é emagrecer, certo? Mas quanto você quer emagrecer? 1 Kg, 10 Kg? Qual tamanho de manequim você quer usar?

          Quando você consegue enxergar os resultados da sua meta alcançada, estimula a sua visão positiva de futuro e sua mente começa a trabalhar para alcançar isso.

          Tenha um alvo e uma direção certa. Forneça um Mapa para seu cérebro seguir.

       6) Não deixe de Lado o Que é Importante

           Ao definir a sua meta, você não pode esquecer das coisas importantes da sua vida, como, seus valores pessoais, família, amigos e coisas que te fazem bem.  Não se esqueça de manter sempre o equilíbrio.

           Se a sua meta de emagrecer te fará se distanciar de todas as pessoas que você ama, pense em uma maneira de equilibrar tudo isso. Não adianta cobrir um lado e deixar o outro desamparado.

Você não precisa parar de frequentar os almoços em família. Você pode simplesmente fazer o seu prato e se sentar á mesa com eles, mesmo que a sua refeição seja diferente, ou ainda, comer antes e depois se juntar á eles para conversar.

         7) Prazos

           A sua meta precisa ter data para começar e para ser finalizada. O prazo de término irá te ajudar a não perder o foco e não se acomodar.

          Não tenha medo de fazer um acordo consigo mesma de chegar aos 60 Kg em 2 meses, por exemplo. Se você conseguir, vai se sentir vitoriosa, e se não atingir, com certeza vai aprender algo com isso.

Resumindo 

              Para conseguir emagrecer você vai que enfrentar e vencer 3 grandes vilões:

  • Pensamentos sabotadores: o segredo do emagrecimento não está apenas na alimentação e exercícios, e sim dentro de sua cabeça. Você terá que se preparar internamente e resistir aos desejos de não seguir a sua alimentação, ou não fazer os exercícios.
  • Desejo Incontrolável de Comer: Você não precisa levar tudo “a ferro e fogo”, mas precisa ter disciplina. Lembre-se de manter as tentações longe de você, e procure seguir  seu plano de alimentação durante 80% do seu tempo. Nos outros 20% você poderá comer o que tem vontade.
  • Não definir uma meta Correta: Defina uma meta correta, que seja muita clara e objetiva. Assim você terá muito mais chances de conseguir atingi-la. Lembre-se de colocar um prazo para ela!

P.S.: Se quiser saber como foi a minha jornada, e qual o método segui, clique aqui.

Carla Ferreira

Em busca do peso ideal, estudei muito sobre dietas, exercícios e hábitos alimentares e hoje virei Ex-Gordinha :) Criei o Projeto "Mulher Magra de Vez" para ajudar mulheres que também querem emagrecer de forma rápida e saudável.

Website: http://www.mulhermagradevez.com.br

8 Comentários

  1. eu to muito feliz segui as receitas e tomos os sucos detox e estou emagrecendo

  2. Marcele

    Oi!!!

    Resolvi fazer uma dieta, tenho 1,71 e estava com 70 k, na verdade não me acho “gorda” o que mais tava me incomodando era o abdomem. Minha meta é chegar aos 63 k em um mês, comecei a uma semana e já emagreci 1,6 k. Acho que estou indo bem, me sinto mais leve, menos inchada e com mais disposição. Só estou me reeducando, também sou exagerada pra comer rsrsr.

    Abs.

  3. Sonia R.G.Palaikis.

    Vou começar mais uma vez.
    Estou sozinha nessa jornada e meio que sem forças,mas meu pequeno corpo de 1,51 com 80 kg,está pedindo socorro.
    Minha coluna está muito danificada sofro de fortes dores,fora minha auto estima que despencou.
    Bom dia Carla.
    Bjs.

  4. Sonia R.G.Palaikis.

    Vou começar mais uma vez.
    Estou sozinha nessa jornada e meio que sem forças,mas meu pequeno corpo de 1,51 com 80 kg,está pedindo socorro.
    Minha colun

    • Oi Sonia!

      Te desejo muita força e se precisar de ajuda, estou aqui!

      Abraços
      Carla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *